Machu Picchu (velha montanha) é considerada como um dos maiores mistérios da humanidade.Localiza-se ao sudoeste do Peru, circundada pelo rio Urubamba. Também batizada de “cidade perdida dos Incas” é uma cidade pré-colombiana, localizada no topo de uma montanha a aproximadamente 2450 metros acima do nível do mar. Nela há templos, casas, cemitérios, devidamente organizados, aproveitando todo o espaço com escadarias.
Foi construído no século XV, sob as ordens de Pachacuti, o soberano Inca. Não se sabe bem, a real finalidade deste patrimônio com exatidão. Existem muitas teorias, como um lugar para supervisionar a economia das regiões conquistadas pelo império Inca ou de refugiar o seu governante e situações de conflitos.Outra teoria é que Machu Picchu teria abrigado uma espécie de convento para as Virgens do Deus Sol.
Seu abandono também é um mistério. Pode ter sido após a morte de seu soberano Inca. São especulações feitas por diversos pesquisadores. De concreto somente o que cada local representava. Áreas para preservar os alimentos, áreas sagradas, áreas destinadas aos comandantes. Etc.
Devido a sua localização geológica, e também o tempo ao qual foi descoberto (em 1911) apenas 30% da cidade é original, as demais partes foram reconstruídas.
Machu Picchu foi considerado Patrimônio da Unesco. Em 7 de Julho de 2007 o monumento foi eleito oficialmente uma das sete maravilhas do Mundo.
fonte: http://www.energyturismo.com.br/noticias_view¬icia=32