Capital gaúcha e as duas cidades mais charmosas da serra, onde o frio dá o tom.
Arborizada e organizada, Porto Alegre é uma cidade que respira cultura. Na praça da Alfândega, no Centro, estão o Santander Cultural e o museu de Arte do Rio Grande do Sul. Seguindo pela rua dos Andradas, chega-se à Casa de Cultura Mário Quintana, com teatro, cinema e biblioteca. Ainda na região central, visite o neoclássico Theatro São Pedro. Um dos símbolos da cidade, o rio Guaiba tem atrações interessantes às suas margens, como a Fundação Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro.
Gramado, a 135 km de Porto Alegre, entrega muito bem o que anuncia: friozinho, chocolates, malharias e festivais. As calçadas da avenida Borges de Medeiros ficam no centro do agito - no inverno, lotam de gente namorando vitrines. Em agosto, durante o Festival de Cinema, celebridades e fãs congestionam a área em frente ao Palácio dos Festivais. No verão, o responsável pelo movimento é o Natal Luz, com apresentações de coral, teatro, desfiles e shows de fogos e luzes.
Quase uma extensão de Gramado, Canela tem como diferencial os atrativos naturais. Sua maior atração é a cascata do Caracol. Quem gosta de esportes de aventura vai se divertir no Alpen Park, que tem pista de trenó, circuito de arvorismo, cinema 4D e passeios de quadriciclo. Canela também agrada aos gourmets: é possível comer bem durante um feriado inteiro, sem repetir um único restaurante.
fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/guia4rodas/roteiros-de-viagem/guia-brasil-2010/porto-alegre-gramado-canela/?utm_source=homeguia&utm_content=roteiro2